Adicionado por a 2013-05-08

Esta será sem dúvida, e não por bons motivos, uma das fo­tos do ano. O assombroso abraço en­tre um ho­mem e uma mulher.

A foto foi tirada pela fotógrafa e ativista bengalesa Taslima Akhter e mostra duas vítimas que se encontram abraçadas entre os escombros do prédio que desabou no mês passado em Savar, perto de Dacca, em Bangladesh.  Ganhou destaque mundial, num acidente que deixou mais de 800 mortos e que é considerado a maior tragédia da indústria têxtil do país.

«Perturbadora, mas as­sus­ta­do­ra­mente bela», afir­mou Talisma  à re­vista Time.

A fo­tó­grafa procurou mas não con­se­guiu sa­ber nada mais so­bre es­tas duas pes­soas: nem quem eram, nem que re­la­ção ti­nham um com o ou­trom ou se eram meros colegas de trabalho que não qui­se­ram en­fren­tar a morte sozinhos.

A verdade é que talvez agora mui­tos se sin­tam cu­ri­o­sos em conhecê-los; talvez agora numa busca por uma história de amor, encontrarão as con­di­ções em que tra­ba­lha­vam e de como os criminosos  res­pon­sá­veis pela ma­nu­ten­ção do edi­fí­cio ig­no­ra­ram os evidentes avisos de perigo eminente.

A 24 de abril, o edi­fí­cio Rana Plaza, perto de Dacca, Bangladesh, por e simplesmente co­lap­sou. Era nele que tra­ba­lhavam cerca de três mil pes­soas, das quais 803 mor­re­ram na der­ro­cada. No edi­fí­cio de nove an­da­res fun­ci­o­na­vam cinco fá­bri­cas têx­teis, nas quais também trabalhavam para marcas ocidentais – sabe-se que a bri­tâ­nica Primark e a es­pa­nhola Mango eram duas delas.

Engraçado que os tra­ba­lha­do­res já ti­nham aler­tado para a exis­tên­cia de fen­das visiveis no edi­fí­cio, mas nnguém lhes pres­tou aten­ção. O edi­fí­cio ruiu.

«Sempre que olho para a foto, sinto-me des­con­for­tá­vel – assombra-me. Como se me es­ti­ves­sem a dizer: não so­mos apenas nú­me­ros, mão-de-obra ou vi­das ba­ra­tas». Infelizmente este é o preço dos preços baixos, o preço da mão de obra barata.

 

Category:

Sem categoria

Pesquisas Relacionadas:

gifs de rabos , Rabos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*