Adicionado por a 2013-04-27

alcool2

O álcool pode proteger os consumidores de magoarem-se e, quanto mais intoxicados estiverem, menor o risco de mortalidade, segundo um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Illinois, em Chicago.

O estudo constatou que aqueles que se magoavam estando sob o efeito de álcool tinham menores probabilidades de morrer no hospital.

Segundo Lee Friedman, autor do estudo, «após um ferimento, estar intoxicado parece ter um efeito de protecção substancial. Quanto mais álcool tiver no sangue mas esse efeito de protecção aumenta».

«Aqueles que revelaram valores mais elevados de álcool no sangue tiveram uma taxa de mortalidade hospitalar reduzida em 50%», sublinhou.
«Estes efeitos de protecção constatam-se independentemente da gravidade dos ferimentos», acrescentou.

O estudo acompanhou 190.612 pacientes tratados nos hospitais por conta de traumas entre 1995 e 2009. Todos eles foram submetidos a testes de alcoolemia aquando do internamento. Um total de 6.733 pacientes morreu.

Os ferimentos incluíam fracturas, traumatismos internos e feridas abertas. O álcool revelou-se benéfico em todos os lesionados, com as queimaduras a serem a única excepção.

Todavia, o autor do estudo alerta que esta constatação «não visa encorajar ao consumo de álcool».

Category:

Curiosidades

Tags:

, , ,

Pesquisas Relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*