Adicionado por a 2014-03-26

 

Ficas vermelho com muita facilidade?

Tem calma, porque isso é uma virtude. Não stresses!

Ao contrário do que possas pensar, as pessoas não te acham nenhum “morcão” mas sim alguém confiável e repleto de virtude. E isto é tudo verdade, porque são conclusões de um estudo realizado e publicado no Journal of Personality and Social Psychology (Associação Americana de Psicologia).

Matthew Feinberg – um dos envolvidos no estudo – diz que “níveis moderados de constrangimento são sinais de virtude“, acrescentando ainda que “o constrangimento moderado que surge sem ter motivo é uma assinatura emocional das pessoas em quem se pode confiar”. Feinberg disse também que este tipo de pessoas inspiram maior cooperação dos outros também a nível profissional.

Apenas resta dizer que os resultados desta pesquisa foram obtidos através de depoimentos em vídeo, jogos de confiança económica e pesquisas para avaliar a relação entre vergonha e sociabilidade.

Convém é não confundir isto com vergonha exagerada, que caracteriza a fobia social, nem com a vergonha decorrente de um erro moral que tenhamos cometido.

Digo isto porque deve haver meia dúzia de leitores deste texto a pensar o seguinte: “Eu sempre disse que não era vergonha… era transmissão de confiança à outra pessoa. Alias, transmito tanta confiança aos outros que sou o único solteiro que conheço.”

 
vergonha

Category:

Curiosidades

Pesquisas Relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*