Adicionado por a 2012-03-23

As redes sem fios têm vindo a ter um crescimento exponencial. Cada vez mais são preferidas às mais antigas redes de cabo e que limitam muito a mobilidade dentro dos espaços onde estão implementadas. Associadas a essas redes sem fios está sempre a preocupação da segurança e da utilização indevida por terceiros, devido à inexistência de barreiras físicas para conter o seu sinal e a sua propagação.
A forma mais simples de verificar se existem utilizadores não autorizados dentro dessas redes é consultar os equipamentos que dão acesso e procurar aí endereços Mac que não sejam conhecidos. Este processo pode ser trabalhoso e nem sempre é possível de realizar. Para vos ajudar nessa tarefa, surge agora uma ferramenta, o Wireless Network Watcher.

 

O Wireless Network Watcher, mais uma ferramenta desenvolvida pela Nirsoft, permite que verifiquem a existência de computadores dentro de uma rede sem fios. A pesquisa é feita pela atribuição de endereços IP’s dentro dessa rede e são apresentados todos os equipamentos que forem detectados.
A única imposição que o Wireless Network Watcher faz aos seus utilizadores é que estejam ligados à rede sem fios que pretendam auditar. Só estando ligado é que é possível ao Wireless Network Watcher verificar a presença de outras máquinas dentro dessa rede.
Esta ferramenta não faz uma procura insistente dentro da rede onde estão ligados, pelo que devem, sempre que o pretenderem, iniciar esse processo de busca. É uma ferramenta a ser usada sempre que desconfiarem que existem utilizadores não autorizados dentro da vossa rede.
A informação apresentada na interface principal consiste nos dados que forem possíveis retirar da vossa rede e são o endereço IP, o nome do dispositivo, o endereço Mac, o nome do fabricante da placa wireless e alguma informação adicional.

Toda a informação que o Wireless Network Watcher disponibiliza pode ser exportada para os mais variados formatos de ficheiro. Desta forma podem analisar a informação recolhida mais tarde.

A aplicarem um duplo clique sobre uma qualquer entrada que esteja apresentada é possível obterem a mesma informação que vos é apresentada, mas num formato mais simples de ler, através de uma janela específica.

O Wireless Network Watcher permite ainda que definam qual a interface que pretendem usar para detectar equipamentos na rede. Basta que acedam às configurações e que seleccionem a placa pretendida.

Usem o Wireless Network Watcher para verificarem de forma periódica quem anda na vossa rede e assim detectarem possíveis intrusos. Depois de terem acesso ao endereço Mac do PC que querem banir basta acederem ao router que fornece o acesso sem fios e aplicarem um filtro para negar o acesso a esse endereço.
O Wireless Network Watcher não vos proporciona qualquer segurança adicional, mas permite que validem que a que aplicaram está a ser respeitada e que é forte o suficiente para manter visitantes indesejados longe da vossa rede sem fios.

Novidades desta versão

  • A tooltip do ícone na área de notificação mostra o número de dispositivos ligados
  • Adicionada a possibilidade de definir o som de alerta de novos dispositivos
  • Adicionadas opções para a linha de comando que permitem pesquisar na rede e guardar os resultados em diversos formatos de texto
  • Possibilidade de definir o formato do MacAddress
  • Adicionada a possibilidade de lançar o Wireless Network Watcher em modo minimizado.

fonte:PPLware

Category:

Informação, Tecnologia

Pesquisas Relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*